Abobrinhas Refogadas

segunda-feira, julho 03, 2006

Chegou ao fim o FECT 2006...

E com grandes surpresas!
O espetáculo cotado pelo público como o grande vencedor da noite, És mera coincidência, ficou apenas com o segundo lugar. Confira abaixo a lista com os vencedores*:

Melhor Ator:
Adriano Veríssimo

Melhor Ator Coadjuvante:
Alex Pereira

Melhor Atriz:
Rithiene Costa

Melhor Atriz Coadjuvante:
Kedima

Melhor Cenário:
Pequena Encantadora

Melhor Direção:
Maiara Medeiros

Melhor Espetáculo:
Nos Versos a Esperança

Melhor Figurino:
Só se vê bem com o Coração

Melhor Maquiagem:
Pekats et circense

Melhor Sonoplastia
Pekats et circense

Melhor Texto Original:
És mera coincidência


Homenageado:
Juarez Adriano

Menção honrosa:
Café com Bobagem


Fui surpreendida em diversas categorias, vários atores talentosos e espetáculos interessantes que mereciam no mínimo uma indicação, voltaram para casa amargando o sabor da derrota.

Alguns espetáculos foram eliminados dos meus preferidos por abordarem temas apelativos ou histórias preguiçosas que nada acrescentam. Entretanto isto não significa que esses temas devam ser abolidos, muito pelo contrário, bem organizados e estruturados podem originar ótimos espetáculos. Sou a favor de discurso inteligente (ou no mínimo coerente), montagens criativas, interpretações estudadas, cenários caprichados... Por isso, fui surpreendida, mas a surpresa não pode ser considerada negativa, apesar de não comporem a minha lista, os vencedores foram bem, cumpriram seu papel fazendo um bom feijão-com-arroz deixando muito cavear para trás**.

Por outro lado, me constrangeu o discurso de um dos jurados ao dizer que gostou do nível do FECT, a menos que ele tenha substimado a produção artística da cidade, na minha humilde opinião de atriz frustrada e apreciadora de cultura em geral, ao longo dos cinco dias de apresentações apenas 5 ou 6 grupos mereceram destaque, obviamente não estou desmerecendo os outros, mas foi nítido que muitos eram iniciantes e estavam com propostas pouco desenvolvidas.

Seria interessante para o próximo festival criar categorias infantis e adultas, e reciclar o quadro de jurados que já participaram de alguma edição anterior do festival, recrutando profissionais de outras regiões.

Parabéns aos ganhadores! Espero que os grupos que perderam não desanimem continuem trabalhando, aprimorando o potencial e disseminando cultura pela nossa cidade e região.

Clique aqui e confira algumas foto do encerramento.
Clique aqui e assista a reportagem feita pela TV Click.


* Espero ter anotado corretamente os dados no calor da emoção.
** Ouvi essa frase em outro contexto de um amigo