Abobrinhas Refogadas

quinta-feira, julho 13, 2006

13 de Julho - Dia Mundial do Rock


Gênero derivado da música negra dos Estados Unidos, principalmente do blues, o rock and roll surgiu com a marca da transgressão. Já em seus primórdios, na década de 50, os artistas eram vistos como um "mal" para a sociedade. E a juventude, obviamente, viu que tinha coisa interessante ali.

Passando por Chucky Berry e Little Richards, o estilo cresceu até sair dos guetos negros. Aí surgiu Elvis Presley, com sua voz grave e seus rebolados. O "rei do rock" mostrou que o gênero podia ser doce, atrair multidões e se tornar algo extremamente rentável.

Nos anos 60, o rock cruzou o Atlântico e motivou uma nova revolução: a dos britânicos. De Liverpool, saíram os Beatles, quatro rapazes cabeludos que fizeram realmente o estilo se tornar pop. Mas o Reino Unidos gerou mais: The Kinks, The Who e Rolling Stones, entre outros.
Na mesma década, mas nos Estados Unidos, a doçura de Paul, John, George e Ringo encontrava seu oposto. Eram os Doors, com seu vocalista, Jim Morrison, expondo a trinca sexo, drogas e rock de forma descarada - e dando nova tradução à palavra rebeldia.

Já entrando nos anos 70, os solos de guitarra ganharam força e o clima viajante deu a cara aos adeptos do movimento hippie. Pregando acima de tudo o amor, estavam nomes como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Led Zeppelin. Em paralelo, o Pink Floyd alçava vôos diferentes - e ainda mais malucos - com seu rock progressivo.

Os setentistas viram mais: o nascimento do heavy metal e a fúria dos punks. De um lado os Stooges de Iggy Pop, de outro os Sex Pistols e o The Clash. E toda uma geração que colocava a política em um patamar tão alto quanto o da música.

Houve nova virada de década e, com ela, nova mudança de rumos. Os anos 80 trouxeram uma faceta mais "triste" do rock, com Sisters of Mercy, The Cult, The Cure e The Smiths. Do mesmo período saíram as melodias engajadas do U2. A partir dos 90, o rock voltou aos sons mais crus com o pessoal de Seattle - especialmente o Nirvana - e às experimentações com uma nova avalanche inglesa - capitaneada pelo Radiohead.