Abobrinhas Refogadas

segunda-feira, abril 23, 2007

Salve Jorge!

Hoje é o dia do Santo mais pop do momento: São Jorge!
>> Aperte o play e continue a leitura :-)



Considerado o santo padroeiro dos namorados nos países ingleses, onde recebe o nome de São Valentino, a imagem do Santo guerreiro dita a moda no Brasil: pingentes, estátuas, amuletos e afins. Tudo que antes ficava escondido, atualmente é ostentado e estampado em camisetas, pulseiras, bolsas e acessórios que viraram peças do mundo fashion.

Conta a lenda, que São Jorge foi soldado da Capadócia, atual região da Turquia, e integrante de uma família de nobres.

Renunciou tudo o que tinha quando converteu-se ao cristianismo. Ele foi perseguido pelo governador Daciano por não querer abdicar da sua fé.

Nesta época, era comum a tortura e a morte de quem se dizia cristão. Torturado durante um dia inteiro, ficou amarrado a um cavalo, teve sua pele rasgada e o corpo coberto de sal nas partes feridas. E mesmo assim recuperou-se, de acordo com os crédulos, graças à ajuda divina.

O governador não ficou satisfeito e tentou oferecer dinheiro a Jorge, que fingiu aceitar a proposta. Mas no dia marcado para receber a oferta, ele clamou pela conversão de todo o povo e um raio atingiu a igreja, destruindo as imagens do local.

Entretanto, foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303.

A história mais conhecida de São Jorge é quando ele luta contra um dragão que tinha um odor forte que contaminava todos os que estavam perto dele. Por isso, o animal exigia o sacrifício de uma pessoa viva para não se aproximar da cidade. No dia em que o dragão iria comer a filha do rei, Jorge apareceu e matou o bicho que era a encarnação do demônio.

Os símbolos associados à sua figura, como o dragão, a espada e a capa foram difundidas na Idade Média e estão relacionados às diversas lendas criadas a seu respeito e suas batalhas na carreira militar. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo.


fonte: vários lugares da internet
(desculpem a imprecisão :-s)