Abobrinhas Refogadas

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

10 anos sem Chico Science

Há dez anos, às 18h30 de 2 de fevereiro de 1997, Chico Science, 30, batia seu Fiat Uno branco em um poste no Complexo de Salgadinho, na divisa de Recife e Olinda. Às 20h, dava entrada no hospital da Restauração, na capital pernambucana, já morto.

Morria ali um pouco dos anos 90, morria o artista que colocou rios, pontes e overdrives na música brasileira e movimentou o Brasil com o mangue beat (ou mangue bit), último acontecimento musical --e além-- relevante e consistente do país.

Chico Science, com sua banda Nação Zumbi e com Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A, encravou a antena parabólica na lama no começo dos anos 90 em Recife, "a quarta pior cidade do mundo". Em 1992, 04 e o jornalista Renato L. escreveram o manifesto "Caranguejos com Cérebro", carta de intenções dessa turma pernambucana que viria a influenciar muitas outras de norte a sul do país.

Talvez eles não imaginassem que aquele texto, utópico, iria mudar a cara da música pernambucana e elevar o estado nordestino a um dos mais criativos e efervescentes da cultura brasileira. Passada mais de uma década, o mangue beat continua influenciando novas gerações com seu som e sua ideologia.

texto de Marcelo Negromonte
(editor do UOL Música)