Abobrinhas Refogadas

terça-feira, dezembro 19, 2006

Nota triste...

Uma das mais célebres duplas criativas do mundo da animação nos deixou. Em 23 de março de 2001 faleceu William Hanna e ontem morreu Joseph Barbera.

Nova-iorquino de origem ítalo-americana, "Joe" Barbera tinha 95 anos. Ao seu lado, na sua casa em Los Angeles, estava a sua esposa, Sheila. Ao dar a notícia à imprensa a Warner Bros., dona dos direitos das criações do estudio Hanna-Barbera, não cedeu mais informações a respeito.

No ano de 1937, Barbera e Hanna se conheceram enquanto trabalhavam na MGM. Na época, os dois criaram Tom e Jerry, um dos desenhos animados de maior sucesso da história da televisão mundial. Foram duas décadas na Metro e sete Oscar para a prateleira. Entretanto, em 1957, a divisão de animação foi fechada. William e Joseph decidiram então criar sua própria empresa.

A Hanna-Barbera, empresa pela qual os dois foram imortalizados, fundiu as habilidades gerenciais, a organização e o talento para a comédia de William com a brilhante inventividade em animação e o excepcional traço de Joseph.

Em seu primeiro ano de vida, o estúdio criou a primeira série 100% animada da história da televisão: The Huckleberry Hound Show, que mostra a primeira aparição de Zé Colméia, garantiu à empresa seu primeiro prêmio Emmy - até então nunca concedido a um desenho animado. A partir daí, mais de 1.700 horas de animação e 350 diferentes séries, especiais e filmes foram gerados pela dupla.

A criação, em plenos anos 60, de uma das séries de maior sucesso na história da televisão, Os Flintstones, estabeleceu o sucesso e o padrão de qualidade do estúdio e abriu o caminho nos anos seguintes para séries antológicas como: Os Jetsons, Manda-Chuva, As Aventuras de Johnny Quest, Scooby-Doo, Josie e as Gatinhas, A Formiga Atômica, Zé Colmeia, Space Ghost, Os Herculóides, Corrida Maluca, Maguila - o Gorila, Os Impossíveis, Os Smurfs e muitos outros.


Os Flintstones

5 Comments:

  • Putz, não sabia que os Smurfs também era da Hanna-Barbera!

    Os caras eram mesmo geniais.

    Tudo bem, dona refogada?
    Bom, você já deve saber que a Marcela acertou meu enigma, porque vi seu comentário em seguida. Não tinha como ter dúvida, visto que era preciso apenas juntar as letras maiúsculas (os acertos mais raros), que formam o nome:
    L I B É L U L A
    D A
    N O I T E.

    hehe...

    Tão simples...

    Beijos.

    ;-)

    By Blogger O Velho, at quarta-feira, dezembro 27, 2006 6:14:00 AM  

  • eh... eu tb naum sabia :-)
    tudo belezinha, adorei a brincadeira, mas diz ai: o q rola???
    huahhahha

    By Blogger me!, at quinta-feira, dezembro 28, 2006 11:56:00 AM  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Blogger me!, at quinta-feira, dezembro 28, 2006 11:56:00 AM  

  • Caraleo (desculpa a palavra)
    meu, muito louco... até billie idol vc curte...hehehehe
    Achei da hora.
    beijão pra ti
    clayton

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, março 01, 2007 11:21:00 PM  

  • vc tinha razão!
    o omelete (fonte duvidosa) me enganou :-(
    o criador dos smurfs eh o belga Pierre Culliford, em seus desenhos ele assina como Peyo.
    inclusive, ele morreu hj!
    a galera tá indo...
    medowwww

    By Blogger me!, at quarta-feira, março 07, 2007 4:47:00 PM  

Postar um comentário

<< Home